A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos -Semobs, concluiu os serviços de limpeza urbana em toda a cidade, no que se refere à capina manual, mecanizada e varrição. A ação só foi possível após a gestão promover o aumento no número das equipes de limpeza possibilitando, assim, a realização de mutirões e reforçando a limpeza diária.
No início de 2021, eram 14 e, atualmente, são 24 equipes de trabalho. Todas as regionais foram atendidas e, agora, a programação deve recomeçar e percorrer toda a cidade novamente.
A ação fornece aos contagenses mais qualidade de vida, mantendo as ruas e bairros em boas condições e evitando, dentre outros problemas, a proliferação de vetores de doenças.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, salienta que a atual gestão tem trabalhadoa para manter a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada. “Estamos nos esforçando para ampliar a limpeza em nossa cidade, deixando-a mais agradável e bonita. Mas, precisamos também da colaboração de todos e todas neste sentido do “cuidado”. Uma cidade limpa é aquela que menos se suja”, disse.
O planejamento da Superintendência de Limpeza Urbana consiste em mobilizar as equipes, formadas por mais de 70 colaboradores, em todas as regionais pelo menos uma vez por ano.
Em 2021, as equipes de limpeza urbana já realizaram mutirões por toda a cidade, com serviços de capina, roçada, varrição e coleta de resíduos sólidos descartados irregularmente.
Os mutirões são executados com um planejamento previsto na seguinte ordem: Vargem das Flores, Industrial, Nacional, Ressaca, Riacho, Petrolândia, além da Sede e Eldorado, que recebem serviços contínuos de limpeza urbana.
Segundo o superintendente de Limpeza Urbana de Contagem, Snuber Siaron, o antigo planejamento determinava que toda regional receberia as equipes de limpeza uma vez por ano. Agora, com o aumento do efetivo, essa rotação entre as regionais ocorrerá semestralmente. “As equipes estão realizando um serviço excepcional neste ano, com uma grande parcela do planejamento já concluído em uma velocidade acima da média. Por esta razão, a programação deve iniciar, desde já, um ‘segundo turno’. Ou seja, vamos retornar a primeira regional do plano estabelecido e limpar toda a cidade novamente”, destacou.
Uma novidade que ocorrerá neste segundo turno dos mutirões é a assistência para limpeza dos ambientes ligados à educação. “Nesta nova etapa, vamos priorizar a ação em escolas para que possamos oferecer às crianças, professores e responsáveis, um retorno às aulas com a melhor qualidade possível”, completou Snuber.
Mutirão na Vargem das Flores
Na última semana, as equipes de limpeza urbana finalizaram as atividades nas regiões Petrolândia e Riacho. Atualmente, as equipes estão concentradas na região Vargem das Flores, onde recomeçaram o ciclo de mutirões.
Ao todo, são dez equipes deslocadas para a regional. A previsão é de que o mutirão finalize até o fim do mês de agosto. As equipes também executaram serviços nas escolas municipais Maria do Carmo Orechio e Professora Ana Guedes Vieira, além dos bairros Vila Ipê Amarelo e Vila Esperança.
A Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar, o Cemei Ipê Amarelo e os bairros Retiro e Vila Renascer, dentre outros espaços públicos, receberão as equipes em breve.